Ballet
Ballet ou balé é um estilo de
dança que surgiu nas Cortes italianas no início do século XVI.
O termo italiano balletto ("dancinha",
"bailinho") que deu origem à palavra francesa ballet. Na época,
tratava-se de uma diversão muito apreciada pela nobreza local, e Tamanha
admiração pela dança levou a princesa italiana Catarina de Médici a introduzir
o balé numa nova corte quando se casou com o rei da França Henrique II, além de
contratar um grande coreografo italiano chamado Balthazar de Beaujoyeulx, cujo
nome verdadeiro era Batazarini Di Belgioioso. A forma afrancesada, não só do
nome dele, como de outros italianos que fizeram parte da história do balé,
tornou-se a mais conhecida, pois a dança só se desenvolveu realmente quando
chegou entre os franceses, que espalharam seu sotaque em tudo o que envolve
essa arte.
Em
1581, a companhia de Beaujoyeulx apresentava um espetáculo bem diferente dos
balés de hoje, reunindo não apenas dança, mas também poesia, canto e uma
orquestra musical. Esse formato variado entusiasmou os nobres franceses desde o
início, mas o balé só atingiria seu clímax no século seguinte, na corte do rei
Luís XIV.
Em 1661, o rei Luís XIV fundou a
Accademie Royale de Musique sob a direção do compositor Jean-Baptiste Lully e
do professor de dança Pierre Beauchamps. Ali, o balé se tornaria um espetáculo
mais sofisticado, conhecido como “Ópera-Balé” por combinar dança, diálogos e
canto.
Por volta do século XVIII , os espetáculos passaram por
outra transformação, concentrando-se mais na música e na dança. Foi nessa época
também que as bailarinas começaram a se rebelar contra os vestidos que usavam
até então e que limitavam os movimentos. Por isso, os papéis de destaque eram dos homens.
Uma das primeiras bailarinas importantes da história foi a belga Marie Ann
Cupis de Camargo, que baixou os saltos de seus sapatos e encurtou suas saias
para desenvolver melhor sua dança.
O
último momento marcante da origem do balé ocorreu no século XIX, quando a
italiana Marie Taglioni foi a pioneira a dançar na ponta dos pés, hoje o
movimento mais identificado com o balé clássico.
Foi
Pierre Beauchamps quem criou as cinco posições básicas que são usadas no balé
até hoje, são elas :
§ 1ª posição - Os braços semiflexionados formam quase um círculo, com as
mãos voltadas uma para a outra um pouco abaixo do peito. Os pés precisam estar
bem abertos, com os calcanhares se tocando.
§ 2ª posição - Aqui os pés ficam bem abertos, como na posição anterior,
mas devem estar afastados um do outro. Os braços semiflexionados são abertos ao
lado do corpo sem ultrapassar a altura dos ombros.
§ 3ª posição - Das posições básicas do balé, essa é a menos utilizada. Uma
perna permanece à frente da outra, com o calcanhar da primeira perna tocando o
meio do pé que está atrás. Um dos braços fica como na posição 1 e o outro é
aberto para o lado como na posição 2
§ 4ª posição - As pernas permanecem uma na frente da outra, como na
posição anterior. A diferença é que os pés se afastam 30 centímetros. Os dois
braços são mantidos semiflexionados, mas um deles é erguido acima da cabeça.
§ 5ª posição - Com uma perna à frente da outra, o calcanhar do pé da
frente fica na altura da ponta do pé de trás. Aqui os dois braços devem ser
erguidos ao mesmo tempo, mantendo as mãos distantes quatro dedos uma da outra.
Fontes bibliográficas:
Vitória Beatriz Baicere
9º ano E
CSSG
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