Música eletrônica
“A música produzida a partir
de não instrumentos, ou de instrumentos adaptados para produzir som modificado
pela eletricidade”.
História
A história da música
eletrônica tem seu marco inicial em 1948, com a difusão do Concert de Bruits
pela Radiodiffusion-télévision Française, influência do francês Pierre
Schaeffer que criou o musique concrète, onde a composição era feita a partir de
ruídos gerados pelo toca-discos, além de incluir a manipulação sonora por meio
da variação da velocidade ou do sentido da leitura das gravações. Na mesma
época o alemão Werner Meyer-Eppler realizava experiências com síntese sonora,
ao mesmo tempo em que especulava sobre sua possível aplicação em música. Em
1951, Meyer-Eppler e o compositor Herbert Eimert juntaram-se a Robert Beyer, e
criaram o primeiro estúdio de música eletrônica. Embora usassem técnicas de
gravação e montagem semelhantes às realizadas nos estúdios da RRF em Paris,
essas técnicas eram aplicadas apenas a sons de origem eletrônica, gerados por
osciladores elétricos. A música eletrônica começou a se popularizar com o
surgimento dos sintetizadores digitais, posteriormente com os samplers, porém o
“boom” ocorreu com os computadores pessoais que possuem recursos de áudio e a
facilidade para se montar um home- studio, sendo possível emular as
funcionalidades de instrumentos musicais ou de sintetizadores através da
criação, manipulação e apresentação virtual de som. A popularização destes
instrumentos fez surgir, no mundo, diversos artistas que passaram a se dedicar
exclusivamente a música eletrônica, aparecendo diversos estilos, tais como a
música industrial, a música eletrônica dançante, que se ramificou em house,
trance, techno.
Como é feita
A música eletrônica é gerada
através do uso de recursos digitais e tecnológicos, como sintetizadores –
equipamentos que têm como fim elaborar sons artificialmente -, gravadores
digitalizados, computadores ou programas de composição. Além disso, ela também
é produzida por meio do sampling e da renovada ordenação de sons.
As músicas compostas
eletronicamente são fractais – objetos dotados de formas fragmentadas. Todo
resultado musical é reutilizado como ingrediente das futuras obras, portanto a
gravação de uma música transforma-se de meta artística em fragmento fugaz que
será modificado, mesclado, desfigurado; ela é agora um elemento a mais em um
infindável mecanismo coletivo.
Esta modalidade musical não é
fruto de um único artista, mas sim de um grupo que se inclina sobre um acervo
já produzido, e neste trabalho conjunto cada um produz sua fração. Não há uma
divisão de tarefas, pois todos atuam simultaneamente como geradores do material
que alimentará a composição integral, conversores de formas, criadores,
intérpretes e receptores do produto final, em um processo que se
auto-estrutura.
Não é necessário que o
compositor tenha algum dom ou alguma vivência no campo musical, pois hoje os
programas de computador são criados justamente para tornar mais acessível o
processo criativo.
Alguns dos Dj’s mais famosos são:
Martin garrix, David guetta, Armin van buuren, Tiesto.
Fontes: phouse.com.br
Infoescola.com.br
Areah.com.br
0 comentários:
Postar um comentário