domingo, 15 de novembro de 2015

Patrick Magalhães: Música Eletrônica

Música eletrônica


“A música produzida a partir de não instrumentos, ou de instrumentos adaptados para produzir som modificado pela eletricidade”.

História

A história da música eletrônica tem seu marco inicial em 1948, com a difusão do Concert de Bruits pela Radiodiffusion-télévision Française, influência do francês Pierre Schaeffer que criou o musique concrète, onde a composição era feita a partir de ruídos gerados pelo toca-discos, além de incluir a manipulação sonora por meio da variação da velocidade ou do sentido da leitura das gravações. Na mesma época o alemão Werner Meyer-Eppler realizava experiências com síntese sonora, ao mesmo tempo em que especulava sobre sua possível aplicação em música. Em 1951, Meyer-Eppler e o compositor Herbert Eimert juntaram-se a Robert Beyer, e criaram o primeiro estúdio de música eletrônica. Embora usassem técnicas de gravação e montagem semelhantes às realizadas nos estúdios da RRF em Paris, essas técnicas eram aplicadas apenas a sons de origem eletrônica, gerados por osciladores elétricos. A música eletrônica começou a se popularizar com o surgimento dos sintetizadores digitais, posteriormente com os samplers, porém o “boom” ocorreu com os computadores pessoais que possuem recursos de áudio e a facilidade para se montar um home- studio, sendo possível emular as funcionalidades de instrumentos musicais ou de sintetizadores através da criação, manipulação e apresentação virtual de som. A popularização destes instrumentos fez surgir, no mundo, diversos artistas que passaram a se dedicar exclusivamente a música eletrônica, aparecendo diversos estilos, tais como a música industrial, a música eletrônica dançante, que se ramificou em house, trance, techno.

Como é feita

A música eletrônica é gerada através do uso de recursos digitais e tecnológicos, como sintetizadores – equipamentos que têm como fim elaborar sons artificialmente -, gravadores digitalizados, computadores ou programas de composição. Além disso, ela também é produzida por meio do sampling e da renovada ordenação de sons.
As músicas compostas eletronicamente são fractais – objetos dotados de formas fragmentadas. Todo resultado musical é reutilizado como ingrediente das futuras obras, portanto a gravação de uma música transforma-se de meta artística em fragmento fugaz que será modificado, mesclado, desfigurado; ela é agora um elemento a mais em um infindável mecanismo coletivo.
Esta modalidade musical não é fruto de um único artista, mas sim de um grupo que se inclina sobre um acervo já produzido, e neste trabalho conjunto cada um produz sua fração. Não há uma divisão de tarefas, pois todos atuam simultaneamente como geradores do material que alimentará a composição integral, conversores de formas, criadores, intérpretes e receptores do produto final, em um processo que se auto-estrutura.

Não é necessário que o compositor tenha algum dom ou alguma vivência no campo musical, pois hoje os programas de computador são criados justamente para tornar mais acessível o processo criativo.

Alguns dos Dj’s mais famosos são: Martin garrix, David guetta, Armin van buuren, Tiesto.



Fontes: phouse.com.br
              Infoescola.com.br

              Areah.com.br

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