Arte Barroca
A arte
barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o
formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por
vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento
do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam
elementos da antiguidade.
O
mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A
religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da
ideologia de Martin Lutero, com o protestantismo. Estabelecia-se, então, a
Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.
As obras do movimento Barroco apresentam características
fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as
construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a
proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a
beleza, eram características bem fortes.
O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os
colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da
arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades onde ainda existem
essas edificações, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia,
encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte
barroca se faz presente.
Não
apenas em grandes edificações é que o Barroco exerce influência, mas também em
objetos de decoração como os móveis, por exemplo. Ainda hoje existem camas,
cômodas e outros acessórios desenhados de acordo com esse tipo de arte. Era
comum o uso deles nos palácios reais e um exemplo disso era o Palácio de
Versalhes, onde residia o rei Luís XIV, da França.
A arte
barroca marcou a história no campo da música. A partir desse movimento,
surgiram os grandes mestres da música erudita, além do nascimento dos gêneros
como a ópera, a suíte e os concertos. Também os movimentos do Barroco e do Rococó marcaram
grande parte da Europa e revelou um dos maiores artistas da cultura brasileira,
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
· O barroco brasileiro
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco
português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande
produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas
Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e
possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o
escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como
Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e
pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da
Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o
pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No
estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador
como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São
Francisco.
No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório
de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é
considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.
Outro importante representante da Literatura Barroca foi o
padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.
De forma geral, as obras e
construções barrocas eram fabricadas a partir do uso de pedra-sabão, barro
cozido e madeira policromada ou dourada. Além disso, existiu uma visível
preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático, o uso de linhas
curvas, a preferência por construções de porte grandioso e o uso de um impacto
visual capaz de chamar atenção dos apreciadores. O barroco tentou exprimir
uma religiosidade de princípio medieval com a sofisticação da arte
renascentista. O valor educativo lançado à arte barroca é
percebido na dinâmica dos elementos trabalhados em suas principais obras. A
tensão entre o medieval e o renascentista pode ser observada no uso de imagens
austeras combinadas com a sofisticação dos ornamentos. Paralelamente, os itens
acessórios tinham um valor narrativo onde o observador poderia identificar um
santo e sua história através do dragão de São Jorge; ou a chave dos céus
carregada por São Pedro.
O aparecimento desses artistas no ambiente colonial indicava um período de relativa prosperidade material nas cidades e vilas que se enriqueciam graças aos recursos trazidos pela exploração do ouro, a partir do século XVIII. Em muitos casos, essa nova situação fazia com que mulatos e outras figuras marginalizadas do mundo colonial alcançassem prestígio ou um interessante meio de sustentação.
Dessa maneira, podemos ver interessantes situações históricas por meio do desenvolvimento de tal arte no Brasil. Uma das mais intrigantes se remete à formação de um mercado consumidor dessa arte de caráter fortemente religioso. As irmandades, igrejas e particulares eram os principais consumidores das construções arquitetônicas e imagens barrocas. Atualmente, o barroco possui grande valor histórico e estético e tem a maioria de suas obras concentradas em regiões do interior mineiro e no Nordeste.
O aparecimento desses artistas no ambiente colonial indicava um período de relativa prosperidade material nas cidades e vilas que se enriqueciam graças aos recursos trazidos pela exploração do ouro, a partir do século XVIII. Em muitos casos, essa nova situação fazia com que mulatos e outras figuras marginalizadas do mundo colonial alcançassem prestígio ou um interessante meio de sustentação.
Dessa maneira, podemos ver interessantes situações históricas por meio do desenvolvimento de tal arte no Brasil. Uma das mais intrigantes se remete à formação de um mercado consumidor dessa arte de caráter fortemente religioso. As irmandades, igrejas e particulares eram os principais consumidores das construções arquitetônicas e imagens barrocas. Atualmente, o barroco possui grande valor histórico e estético e tem a maioria de suas obras concentradas em regiões do interior mineiro e no Nordeste.
· Antônio
Francisco Lisboa
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no
ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma
escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na
infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença
degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas
provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos,
foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as
ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço
fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações,
continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas
Gerais.
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo
equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de
Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de
Ouro Preto).
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais
expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas
Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos,
na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens
religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um
dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.
·
A obra de Aleijadinho
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em
suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos
clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente
a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo
artista.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto
no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como
importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais
importante artista plástico do barroco mineiro.
Aluna : Ana Paula Ramos
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